quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Bem feito pra tu oh Manoel!


Teresa, se algum sujeito bancar o

Sentimental em cima de você

E te jurar uma paixão do tamanho de um

Bonde

Se ele chorar

Se ele se ajoelhar

Se ele se rasgar todo

Não acredite não Teresa

É lágrima de cinema é tapeação

Mentira

CAI FORA


(Manoel Bandeira)



Oh, Manoel, e eu lá sou besta de acreditar em tu?

Sabes por que falas isso?

Por que queres que eu cá espere tu se separar da tua nêga!

Mas vê lá se isso tem cabimento!

Deixe de ser besta seu Manoel,

Que se um sujeito bancar o sentimental comigo eu lhe juro amor eterno...

E tem mais, acredito se ele me disser que agora eu vou viver um grande amor.

Oh Manoel, já fui muito besta por ti...

Tu és um safado danado e anda enrolando essa pobre moça aqui do sabonete Araxá.

Deixa de ser sem vergonha homem...

Que na tua eu não caio mais não!

Pra tu, Manoel, acendi uma vela e subi o morro da conceição de joelhos

E qual o que?

Tudo fiação

Digo-te por fim, maldição

CAI FORA VOCÊ, OH MANOEL


PS: A mulata grande, de Carybé (1911-1997). Pintor argentino naturalizado brasileiro depois que conheceu a Bahia. Seu nome verdadeiro é Hector Julio Páride Bernabó, Caribé veio de um apelido de escoteiro, e é um tipo de piranha. Pintor, gravador, desenhista, ilustrador, mosaicista, ceramista, entalhador, muralista. Em 1944, vai a Salvador, e se interessa pela religiosidade e cultura locaisA arte de Carybé foi algumas vezes considerada expressionismo, continha em suas figuras um sentimento carregado em cores escuras e quentes. Nas suas obras marcaram presença o retrato do povo brasileiro, suas religiões e seus costumes, algumas vezes confundia-se sua arte com o surrealismo. Embora retratasse o seu povo, não o fazia sob a égide de um cunho social, ele não acreditava no poder da arte. O que ele desejava, e nisso ele merece louvores, era retratar o testemunho de uma cultura rica em detalhes e cores como é a nossa.

3 comentários:

Anônimo disse...

ADOOREEEII!! e ri!

Ta disse...

Adorei a intertextualidade. Puts. Muito bom, Laurinha!

Rodrigo Bione disse...

Tá bacana que só haha