quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Liberdade de expressão. Deixa eu falar filha da puta! Expressão


Acometida por uma gripe indesejada (E há gripe desejada?), em pré-festas momescas eis que me submeto ao velho sofá amarelo e a uma televisão. No jornal vejo uma noticia que de certa forma me deixou chateada ferozmente e sobretudo, indignada . O ministro de Defesa Nelson Jobim pede exoneração do chefe de Departamento-Geral de Pessoal do Exercito, General Maynard Marques de Santa Rosa. O motivo foi por uma carta atribuída ao general que circula na internet e que faz criticas severas a terceira edição do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH), assinada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva no dia 13 de janeiro.

Em palavras do próprio ministro: “Acabei de encaminhar ao presidente da República a exoneração do general Santa Rosa da chefia do Departamento Geral de Pessoal e deixei a sua colocação à disposição do Exército. O assunto está encerrado”.

Na nota divulgada na internet, o general diria que a comissão da verdade, uma das medidas previstas no plano de direitos humanos, que seria criada pelo governo para investigar crimes contra os direitos humanos durante a ditadura militar (1964-1985), seria formada por "fanáticos" e viraria uma "comissão da calúnia".

É verdade que pelo conteúdo da carta evidencia-se a intenção de proteger carrascos da ditadura, e que essa comissão da verdade criada para investigar abusos da ditadura, e não puni-los, que fique bem claro isso, é vista como uma forma de remexer velhos fantasmas que a lei de anistia sepultou.

Mas o que venho defender aqui, não é a posição (ainda que corajosa) do General de 4 estrelas, que pelo seu ponto de vista sente a ameaça diante de qualquer tentativa da sociedade de conhecer a história militar desse período, e nem a polêmica gerada desde o inicio do ano sobre o PNDH pelos setores conservadores do país, digo da igreja, dos latifundiários e do agronegócio. O que me traz a cessar as palavras singelas que transitam por aqui, é o abuso ao direito de liberdade de expressão que todo o homem tem por natural direito.

Não importa o que se defenda, não importa a bandeira seja ela ordinária ou capciosa, seja ela a favor ou contra os nossos próprios ideias, que seja pro bem ou pro mal, mas que haja sobretudo, e além de tudo, liberdade de expressão que vem a ser a maior arma empunhada pela liberdade.

Então, somos um país democrático? E é o cúmulo da incoerência! Como se cria hoje uma comissão da verdade para investigar as perseguições feitas àqueles que emitiam a suas opiniões, e hoje ainda, tiram do poder aqueles que, em tempos de democracia, ousam expressar a sua. Não compreendo claramente essa política! Trata-se de uma comissão da revanche? Não parece triste a defesa da ilegalidade!

Senhores, pensei que estivéssemos numa democracia, onde não precisamos nos entregar a um mero papel de cordeirinho do bicho papão que parece andar solto nos últimos tempos. Seja qual for a nossa opinião devemos sim ousar abrir a boca para desafiar a irônica ordem vigente.

Como se deseja rever um Programa Nacional de Direitos Humanos se os que o reformularam atentam assim, tão impunemente, contra a liberdade? É contraditória a atitude do governo, é hipócrita e covarde. E quem é mais culpado? Nós, senhores, que somos omissos! Que contribuímos calados pra esse embostalhamento (perdoem o neologismo).

Nós temos que reagir de alguma maneira a esta avalanche de idiotice que está inundando nosso país de uma intolerância perigosa e que atenta contra nós mesmos.

Penso, senhores, que se nossa juventude representasse a luta pela liberdade nos anos de chumbo, acredito que ainda hoje estaríamos sob seu jugo.


PS1: Curiosidades sobre o general Maynard é o mesmo que denunciou o escândalo internacional que ocorre na reserva indígena em Roraima. E também, ele foi demitido dois meses após conceder entrevista denunciando as armações ao Correio Brasilense.

PS2: Perdoem-me se aparto-me do lirismo, mas é que não posso aceitar sem revolta e indignação uma violência contra a liberdade de expressão num ato justificado pelo governo como coerente. É preciso reagir antes que o terrorismo comece a ser a única reação de quem de fato está disposto a mudar este país. E a violência extrema não é mesmo a solução. Obrigada.

PS3: Hélio Oiticica. O maior representante da arte da resistência no país na artes plásticas. A onda artística que veio quebrar-se contra a muralha do AI-5 já vinha se formando havia muitos anos. Mesmo antes do golpe militar de 1964, começaram a se formar núcleos de renovação estética, com a bossa nova, o Cinema Novo, os Teatros de Arena e Oficina, o CPC (Centros Populares de Cultura) da UNE, a poesia concreta, etc.

Após o golpe de 64, o poder militar mostrou-se incapaz de controlar essas manifestações artísticas contestatórias. Elas encontravam sempre brechas para se fazerem ouvir.

Hélio Oiticica inaugurava Tropicália, “ambiente instalação” que iria ter grande influência no desenvolvimento da música popular. Inspirou o Tropicalismo, movimento contestador em termos comportamentais, que rompia com o discurso estético (e político) da esquerda tradicional, mas incomodava profundamente a direita.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa Laurinha, botasse quente! Adorei a crítica.