segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Minha canção preferida: Caminho proibido


Gosta de correr mundo e correr perigo.
Um dia te chamo pra vir comigo
Sob o sol de janeiro.
É flor com sede de luz da estrela.
Tem minha alegria,
E o meu entusiasmo pela vida
E vem acordando com audácia o amor e a angústia do meu coração: cidade desabitada.
É contagiante e aquece como luz insistente
É meu fechar de olhos. Quase sonho.
À propósito,
Tem me aparecido neles,
Noite passada mesmo, te revi.
Tem uns olhos que eu amo
Olhos que me namoram,
Vê o mesmo que eu vejo?
E teu beijo em sonho
Lembra alegria de acácia florindo
Frio de voo pássaro.
Mas tem laço de fita no pescoço,
Pro meu desgosto
De solidão de espinho.
Uma tormenta de mar sereno,
Um dia barco vira,
Aí quero ver como eu fico!
E sei, foi feito pra mim,
Que eu sei.
Só cheguei em dias de atraso
E ele nem desconfia...



PS: Aldeia Russa, 1912, Lasar Segall. Pintor Russo, naturalizado brasileiro em . Depois de estudos percebo que Segall não cabe em rótulos, não se lhe pode classificar as obras, porque ele escapa à esteriótipos. A arte de Segall é resultado de um processo de complexas sedimentações culturais e por isso mesmo são obras desafiadoras.
Aldei Russa é composta por recortes triangulares, estilhaços de cores assentados numa linha diagonal. É como um quebra cabeça emocional, é o expressionismo de Segal se revelando na sua fase inicial.

5 comentários:

Márcio M Andrade disse...

Laurinha, acho perfeitas tuas metáforas bucólicas! Coisa bonita e rara de se ver!

Ótimo!

Laura da Hora disse...

Ai que esse leitor me dá uma saudade!

Anônimo disse...

Sutileza, aquela que você sempre tem quando escreve.


virei fã de Segall depois daquele dia.

Rafael Arruda disse...

Lê falou tudo: sutil e lindo

Ta disse...

"Só cheguei em dias de atraso
E ele nem desconfia..."
Que coisa l i n d a!