sábado, 5 de julho de 2008

Je suis terriblement ennuyeux



Cansei dessa elegância de comportamento.
Cansei de relevar ofensas.
Cansei de esquecer...
Quero vingar-me
Sentir com prazer
O gosto de fazer sofrer...
Não quero ser delicada.
Sutil.
Educada.
Preciso dar um basta
Nessa minha aura de flor...
Essa mania de ferirem
Minhas pétalas
Vai acabar!
É aviso prévio!
Que mania a minha de conciliar.
Vê pedacinhos de mim
Despedaçados assim
Nos meu pés,
E nem chorar...
Não vou mais poetizar
Nem homens
Nem pedras,
Nem máquinas,
E muito menos almas...
Já disse,
É um basta!
Não vou amar
Mais nada.
Nem estrelas.
Nem cheiro de chuva.
Nem céu.
Nem flor.
Penso nisso,
Reflito,
Enterneço-me,
Mas não mudo nunca...



PS: A voz, Munch, Museu de Belas Aretes, Boston. Perseguido pela tragédia familiar, Munch foi um artista determinado a criar "pessoas vivas, que respiram e sentem, sofrem e amam". Recusou o banal, as cenas interiores pacíficas, comuns na sua época.Ele pinta a dor de existir, numa arte expressionista. O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.
Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e 1930.

2 comentários:

Anônimo disse...

lauriinha , ta lindo o texto :)
amei !!! ;D
beijao
:*

Genésio disse...

gostei muito desse seu outro lado.